23.12.05

Ando a re-ver: Shoujo Kakumei Utena

Felizmente tive a sorte de poder ver a série Shoujo Kakumei Utena relativamente pouco tempo depois de ela sair no Japão, numa altura em que até tirar mp3 da net era quase proíbitivo. Infelizmente no pacote de K7s VHS faltava um episódio, o 12.

Agora que tenho a série, e com melhor qualidade, em formato digital, tenho andado a revê-la aos pouquinhos e finalmente vi o episódio 12 que é bastante importante na série. É um episódio em que vemos uma Utena atípica, em vez de na sua habitual boa disposição energética de maria-rapaz, vêmo-la deprimida e sorumbática, de uniforme feminino, isto tudo porque perdeu um duelo com Touga porque ele se aproveitou da sua ingenuidade.

Utena é uma heroína, já de si, atípica para um anime. Para além de ser uma maria-rapaz a 100% (costumam sê-lo numa percentagem menor), de se vestir com uniforme de rapaz mas mesmo assim gostar de rapazes, é independente, determinada e inconformista. Mas do mesmo modo que é inconformista e rebelde também é idealista e ingénua. É engraçado que num anime de cores saturadas também as personagens o são de certo modo e Utena reflecte muito bem um desejo que se manifesta bastante nos anime, o de ser diferente e individualista, contrário às regras básicas da sociedade japonesa. Talvez por isso os heróis de anime tenham os cabelos de quase todas as cores menos o preto e tenham personalidades tão fortes e fora do comum (são muitas vezes preguiçosos ou têm um mau desempenho na escola) e raramente são os overachievers que a sociedade pede. Através do contraste de ver a Utena vestida como todas as raparigas do colégio e com atitudes tão passivas é que nos apercebemos da sua diferença e do que a faz a heroína da série. Definitivamente este é um episódio chave para a compreensão da protagonista e, para além disso, fica-lhe muito bem o uniforme feminino!

http://www.jrt.co.jp/yos/ikuniweb/toppage.htm [JP]

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...