18.12.05

Glass no Kamen

Glass no Kamen (Máscara de vidro) é daquelas manga e anime shoujo que desde sempre me despertou a atenção por duas razões: primeiro porque é, juntamente com Versailles no Bara, um dos clássicos e porque tem bom aspecto. Com o tempo vim a perceber que também é uma das manga de maior longevidade no japão, pelo que percebi, encontra-se actualmente num hiato e tem 42 volumes publicados num espaço de mais de 10 anos!

Tudo isto e porque encontrei a série na net fez com que começasse a vê-la. A série é totalmente anos 80 com um genérico muito Fame/Flashdance-Made in Japan e uma canção a condizer. O guarda-roupa e parte da direcção artística também são bastante datados mas vêem-se bem e não chocam tanto como o genérico. A história já é mais neutra sendo um drama daqueles com convicção, em que a protagonista, Maya Kitajima, uma miúda de 14 anos, de uma família pobre é amadrinhada por uma ex-vedeta do teatro desfigurada e decadente, Chigusa Tsukikage, para aprender a ser actriz.

Apesar de ainda ter visto muito pouco já deu para perceber que a palavra teatro e ser actor/actriz, nesta história tem um sentido mais lato, em japonês diz-se o-shibai que quer dizer literalmente 'actuar em palco', e é mesmo isso que Maya e as outras personagens fazem, não sómente teatro. É interessante perceber como o anime mudou tanto, as histórias dos shoujo dos anos 70 e 80 eram muito mais intensas e emocionantes do que o são hoje. Tal como Maya as protagonistas eram um exemplo de preseverança e de auto-sacrifício seja por elas ou pelos que amam, abdicando de sonhos e coisas importantes da vida pelo que realmente consideram importante ou justo no momento.

Típicamente numa história destas, além da severa professora, Maya tem dois love-interests, o 'gajo bom' mais velho e independente Masumi Hayami e o jovem puro e apaixonado Sakurakouji Yuu. Ela também tem uma rival, Ayumi Himekawa, que é em tudo, menos no talento, o oposto de Maya começando pelo apelido. Kitajima é comum, quer dizer "ilha do norte" e Himekawa é elegante, quer dizer "princesa do rio". Maya é morena, pequenina, magrinha, pobre e tem um ar comum, simples, enquanto que Ayumi é bonita, loira, tem o cabelo aos canudos, exuberante, rica e muito elegante. Apesar de a rivalidade entre as duas mal ter começado parece que Maya vai SOFRER, mas... também acho que lá para o fim as duas vão ser concorrentes leais, quem sabe até amigas.

A manga ainda não tem fim, como eu disse encontra-se num hiato. Pelo que sei, a série de 1984 que estou a ver, também não tem final e o mais provável é vir a deixar-me com aquela sensação de que fata algo quando a acabar de ver. Como dizem os americanos: closure. Nos anos 90 foi feita uma série de OVAs, seguida de um dorama (=drama, palavra usada em japonês para a novelização de histórias para televisão, as nossas telenovelas) e, este ano (2005) começou a dar uma nova série em que talvez haja uma conclusão. Se gostar da antiga vou ver também a nova.

http://www.dreamsaddict.com/GarasuNoKamen/Intro.html [EN]
http://myhome.naver.com/fischer/Miuchi/GMEnglish.htm [EN]

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...