1.12.05

Nippon Koma: dia 4

Não sei o que se passa com a programação dos documentários deste ano mas eu estou a achar todos uma seca. Se calhar não atinjo o propósito destes filmes. O de hoje, Tegami (Carta), tem uma excelente ideia mas muitíssimo mal desenvolvida e técnicamente muito má. A ideia, mostrar o diálogo (quase de surdos) por mensagem de telemóvel de um adolescente com os seus correspondentes, é, na minha opinião excelente e daria pano para mangas em linguagem cinematográfica. Pena que o resultado é um filme chato em que os picos de interesse se focam quase no toque do telemóvel de mensagem nova, isto tudo porque os tempos de espera vão sendo progressivamente maiores até à seca final. Acredito que esta cadência tenha sido propositada, mas que é uma grande seca, é! Mas o pior mesmo não foi isso. Se a imagem era de má qualidade pela fraca iluminação e falta de compreensão que provocava o pior era um som, muito degradado, quem sabe na pós produção, que parecia que estava a ser ouvido num sistema sonoro de péssima qualidade, com demasiados ruídos de linha, má calibração do sistema e desgaste do original. Isso, mais que tudo irritava imenso o que não ajuda num filme de difícil digestão.

http://www.imdb.com/title/tt0383006/

A sessão da noite, pelo contrário, foi provávelmente uma das melhores até agora. Os filmes, em 3D, da distribuidora Onedotzero continuam a ser prestigiantes e muito bons! Os filmes são muitos, vou tentar comentar cada um deles.
Acidman (Homem ácido) é um videoclip, um pouco delirante, de imagens coloridas de natureza. Achei lindíssimo e a música também era bastante interessante.
Triple Jump (Salto triplo) é uma publicidade para as companhias ANA (aviões), JR (comboios) e JAL (aviões) para levar as pessoas a fazer ski. O divertido é um 3D excelente de três avestruzes radicais a esquiar.
Hybrids (Híbridos) é também uma publicidade, desta vez para a Nike, que parodia as séries tipo Transformers ou os sentai (Power Rangers) com personagens kawaii (giras) que se acopulam para se tornarem mais fortes. A ironia é que, quando se acopulam, em vez de ficarem um mecha gigante, ficam de um tamanho diminuto.
Akanegumo (Nuvens Akane) é um clip bem engraçado que retrata, através do som de Taiko, em vez do coração, as emoções por que passa um miúdo para entregar uma carta de amor à menina bonita da turma (Akane). Típicamente não consegue, mas recebe o certificado de tocador de taiko. Excelente!
Trainsurfer (Surfista de comboio) são dois episódios hilariantes, do que pressuponho seja uma série para a MTV Japan (tinham nº de episódio - 69 e 88), de uma espécie de anti-heróis que surfam, literalmente, em cima dos tejadilhos dos comboios citadinos. A fazer download se possível!
Catwalk (Passarela) é um filmezinho muito engraçado que nos mostra uma miúda que anda em cima de um muro préviamente ocupado por um gato. Muito bonitinho.
Mobile Suit Gundam MS Igloo é uma publicidade a um produto subsidiário da muito conhecida série de anime Mobile Suit Gundam. Confesso que percebo pouco de Gundam e não percebi exactamente do que se tratava, talvez um jogo para consola ou computador. O 3D era do estilo realista, como nos jogos de computador ou no filme Final Fantasy.
Afra: Dance (Dança) é um videoclip do grupo Afra muito psicadélico que foi buscar os efeitos de vídeo muito usados nos anos 80 (Baboushka de Kate Bush, por exemplo) e os transpôs para um 3D colorido. A música do grupo é muito vocal. Interessante.
3-Men (3-Homens) é mais um clip em 3D que usa as cores primárias para a caracterização das personagens.
Loop Pool (Piscina em Loop) é uma representação da cadeia alimentar num 3D muito bonito e bem conseguido cujo final tem um twist engraçado.
Tope con Giro é um clip onde salarymen saltam em camas elásticas criando ritmos de samplig acumulativos. Irónico.
Afra: Digital Breath (Respiração digital) é um clip do mesmo grupo (músico?) Afra mas que desta vez o resultado é bem mais interessante. Partindo da música, que são vocalizações quase suspiradas, vai se criando um universo 3D em redor do músico. Gostei imenso (da música e do clip).
YKK AP Evolution (Evolução YKK AP) uma publicidade para a firma de construcção YKK AP que combina de forma espectacular imagem real com formas escultóricas em 3D que pairam no ar. Excelente!
TV Zamurai é mais um clip que usa os ritmos de um DJ sobre os pratos de disco para criar texturas e ambientes.
Life no Color (Cor da vida) mostra um universo num futuro próximo em que, por baixo de viadutos circulam adolescentes, de escola em escola, em cadeiras tipo teleférico de esqui. A paisagem é de um urbanismo Nova Iorquino com pátios, grafittis e redes de galinheiro. No meio disto tudo percebemos o fragmento de uma história da relação entre um rapaz e uma rapariga que apenas se conhecem de se cruzar nas cadeiras/teleférico.
Nitro Microphone Underground é mais um videoclip. É mais uma prova de que os japoneses são definitivamente bons no hip-hop!
Moment of Love (Momento de amor) diversas formas num 3D muito geométrico, carros, edifícios, helicópteros, etc. são desmontadas ao ritmo da música. Um excelente uso do 3D no seu melhor.
Ex-fat Girl (Rapariga ex-gorda) é uma sátira aos videos de exercício físico onde a rapariga ex-gorda nos mostra, à frente de uma turma de poodles barbeados, vários métodos para sermos como ela. Um vídeo surrealista e muito engraçado.
Bloodthirsty Butchers: Jack Nicholson é um videoclip que me lembro de ter visto muito recentemente, acho que na SIC-Radical, não me lembro bem onde. A música é boa e o vídeo muito bom na sua ironia à vida cinzenta do dia-a-dia.

http://www.onedotzero.com/home.php

Kakurenbo (Jogo de escondidas) não é um videoclip nem publicidade, mas sim uma curta de animação. Oito miúdos reúnem-se para jogar um sinistro jogo de escondidas chamado O-To-Ko-Yo (uma variante da frase que os miúdos cantam quando jogam às escondidas: Mou ii yo! Mada da yo!). A zona onde o jogo se passa é uma variante em altura de arquitectura tradicional japonesa com bastante iconografia das histórias de terror tradicionais e da mitologia shinto. Digamos que esta história é uma variante moderna da atmosfera dos contos tradicionais misturada com uma dose de mito urbano. O facto de nunca vermos as caras de nenhum dos miúdos (eles têm de usar máscaras de raposa para jogarem) e de se brincar no character design de cada máscara para caracterizar cada um (gostei muito dos gémeos) reforça o ambiente sinistro da história. Os oni (demónios) e, mais tarde, a resolução da história ajudam mais ainda. É um filme a ver e rever, mesmo que os outros filmes da sessão não fossem bons, só por este tinha valido a pena!

http://centralparkmedia.com/kakurenbo/main.html

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...