2.12.05

Nippon Koma: dia 5

A sessão da tarde foi mais uma sessão de curtas de animação mas mais experimentais ou de autor e menos marcantes que as de ontem à noite. Não me lembro bem de todos, portanto vou saltar alguns.

Shimomomo (Pêssegos congelados) é um filme bonitinho que nos mostra uma rapariga a tirar uma lata de sumo de pêssego, único item no seu frigorífico, que está colada no congelador.
Yume no nokori (Remanescente do sonho) é um mais um filme em 3D que aborda o dia-a-dia de um estudante de escola secundária com as suas frustrações, etc., etc...
Jii-san no tsubo (A jarra do velhote) é um filme, do ponto de vista de uma máquina fotográfica do velhote que faz várias tentativas, com mudanças de zoom, foco, etc. de fotografar uma jarra em cima de uma mesinha.
Tools (Ferramentas) é um filme muito sinistro em 3D (pelo que percebi pelas legendas em japonês - o filme era falado numa lingua inventada), em que um sapo tenta extorquir dinheiro de um outro animal através de violência.
Polygonhand_oooo.jpg filma umas mãos com efeitos 3D.
Gravitation (Gravitação) é um bonito filme em fundo preto com traços a branco e pontualmente outras cores vivas, onde uma miúda é atraída pela gravidade da Lua para o espaço.
Maze (Labirinto) é um filme feito a partir de fotografias ligadas por fades e morphing que nos mostra um pequeno labirinto de ruas estreitas japonesas.
Real é um interessante filme que usa imagens reais e as fragmenta.
Platform (Plataforma) é um divertido filme que mostra, através de animação de plasticina, o que se passa numa dada plataforma do metro quando os comboios páram e os salarymen saem e se encontram, cada um com o seu jornal.
Chalkdust (Pó de giz) é um filme melancólico que mostra um homem que desenha diversas figuras no chão enquanto que as restantes pessoas passam como sombras.
Vamos almoçar juntos (não consegui apanhar o título original) é um colorido filme que conta sobre um miúdo que não quer comer. Apesar do grafismo com cores muito vivas os pratos de comida vão parecendo cada vez mais deliciosos. A não ver de estômago vazio.
Papillon Yoshiko (Borboleta Yoshiko) é um filme com uma animação infantil e rudimentar mas algo erótica sobre o corpo de uma rapariga.
Fancy (Distinto) sobre imagens de uma mulher a preto e branco e com uma música desconstruída ao inverso, vemos formas florais surgir.
Kougan é um engraçado filme de animação de plasticina cuja história faz lembrar a original do Planeta dos Macacos.

http://www.open-art.tv/theater/movielist.html

Agora vamos provávelmente ao melhor filme do festival! Os documentários têm desapontado bastante mas Yutaka Tsuchiya não desapontou! Na primeira edição do Nippon Koma, em 2003, tive a sorte de, entre os filmes que pude ver, estar incluído um outro filme dele, The New God, de que até hoje me lembro como um excelente retrato de uma parcela da sociedade japonesa. Também era muito divertido. O filme de hoje, Peep "TV" Show, mostra mais um pouco desses nichos da sociedade que continuam a passar pela falta de objectivos e de identificação sentida pela juventude japonesa. Yutaka mostra-nos isso através de um voyeur e de uma Goth-Loli com um excelente sentido de humor e um realismo de fazer inveja ao prórpio site www.peeptvshow.net (que ainda existe!!!) do voyeur. Desta vez Tsuchiya já contou com a colaboração da sua antiga vítima em The New God, Karin Amamiya, cuja amizade vimos surgir no filme. É difícil escolher um momento no filme, mas talvez o meu preferido seja a cena em que os dois protagonistas, Moe e Hasegawa, correm pelo cruzamento de Shibuya, antes de irem para uma casa de banho pública feminina filmar.

http://www1.cts.ne.jp/~w-tv/pts_index_e.html
http://www.asahi-net.or.jp/~kn5t-szk/index.htm

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...