3.8.08

Terminei de ver: Minky Momo: Yume wo Dakishimete


Se tivesse visto logo o primeiro episódio de Minky Momo: Yume wo Dakishimete, tinha tido uma pequena amostra da desilusão que viria a ser a série. É que o primeiro episódio introduz logo o tema da agressividade bélica até mesmo na segunda transformação em adulta de Momo em toda a série.

O mahou shoujo, como qualquer género, tem regras implícitas, e por mais que permita cenas de acção, cenas de luta ou até mesmo mortes, o tom geral do género é suposto ser anti-violência, com valores éticos muito fortes, deixando uma sensação positiva, optimista. Outro ingrediente que o mahou shoujo tem que ter em algum grau (claro que depende sempre da idade da protagonista, nem que seja para manter alguma plausibilidade) é o romantismo, principalmente em relação à protagonista. O excesso de artilharia militar ao longo de toda a série, principalmente a partir da segunda metade, a ausência de qualquer envolvimento romântico da parte de Momo, e a constante quebra destas e de outras regras do género tornaram este anime numa série desequilibrada e muito pessimista.

Ainda comparando com a primeira série, Minky Momo, existe também por parte desta Momo uma ausência de objectivos claros e fica extremamente confuso se alguma vez algum dos esforços que ela fez deu frutos concretos, como por exemplo que a Marinasia tenha subido um pouco à superfície. Para esticar a série foram se arranjando pretexto atrás de pretexto para a existência de Momo na Terra mas sem uma preocupação de coerência seja com a série anterior, seja com os episódios anteriores. O excesso de intrigas gratuitas, o exageros nas participações especiais de personagens pouco interessantes, a introdução da outra Momo (da primeira série, agora renascida como humana) em mais que um episódio sem nenhuma justificação e até mesmo a fraca e mal sustentada introdução da profissão dos pais terrestres de Momo (arqueólogo e escritora de contos policiais e de terror), são mais alguns dos defeitos desta série.

A sensação que me ficou da primeira série de Minky Momo é de algo kawaii, muito cor-de-rosa, ingénuo e optimista, apesar do seu final um pouco triste. A sensação que esta segunda série me deixou foi de desilusão, armas de fogo, intrigas mal concebidas, fragmentação e dispersão e de um pessimismo e desesperança constantes.

Não compreendo como é que esta série conseguiu a duração de 60 e tal episódios quando faltavam os ingredientes principais que fizeram as muitas outras séries mahou shoujo um sucesso de popularidade. Alguém na escrita de argumento deveria ter obsessão por armas ou estar frustrado por não estar a trabalhar num anime de mechas, só pode ser!

Minky Momo: Yume wo Dakishimete deve ser dos poucos anime mahou shoujo que não quero voltar a ver...

魔法のプリンセス ミンキーモモ -夢を抱きしめて-

Canal Panda
2ª - 6ª: 07:30, 20:40
sáb.: 13:00
dom.: 13:10, 20:40

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...