Não sei o que se passa com a programação dos documentários deste ano mas eu estou a achar todos uma seca. Se calhar não atinjo o propósito destes filmes. O de hoje,
Tegami (
Carta), tem uma excelente ideia mas muitíssimo mal desenvolvida e técnicamente muito má. A ideia, mostrar o diálogo (quase de surdos) por mensagem de telemóvel de um adolescente com os seus correspondentes, é, na minha opinião excelente e daria pano para mangas em linguagem cinematográfica. Pena que o resultado é um filme chato em que os picos de interesse se focam quase no toque do telemóvel de mensagem nova, isto tudo porque os tempos de espera vão sendo progressivamente maiores até à seca final. Acredito que esta cadência tenha sido propositada, mas que é uma grande seca, é! Mas o pior mesmo não foi isso. Se a imagem era de má qualidade pela fraca iluminação e falta de compreensão que provocava o pior era um som, muito degradado, quem sabe na pós produção, que parecia que estava a ser ouvido num sistema sonoro de péssima qualidade, com demasiados ruídos de linha, má calibração do sistema e desgaste do original. Isso, mais que tudo irritava imenso o que não ajuda num filme de difícil digestão.
http://www.imdb.com/title/tt0383006/A sessão da noite, pelo contrário, foi provávelmente uma das melhores até agora. Os filmes, em 3D, da distribuidora
Onedotzero continuam a ser prestigiantes e muito bons! Os filmes são muitos, vou tentar comentar cada um deles.
Acidman (
Homem ácido) é um videoclip, um pouco delirante, de imagens coloridas de natureza. Achei lindíssimo e a música também era bastante interessante.
Triple Jump (
Salto triplo) é uma publicidade para as companhias ANA (aviões), JR (comboios) e JAL (aviões) para levar as pessoas a fazer ski. O divertido é um 3D excelente de três avestruzes radicais a esquiar.
Hybrids (
Híbridos) é também uma publicidade, desta vez para a Nike, que parodia as séries tipo
Transformers ou os sentai (
Power Rangers) com personagens
kawaii (giras) que se acopulam para se tornarem mais fortes. A ironia é que, quando se acopulam, em vez de ficarem um mecha gigante, ficam de um tamanho diminuto.
Akanegumo (
Nuvens Akane) é um clip bem engraçado que retrata, através do som de Taiko, em vez do coração, as emoções por que passa um miúdo para entregar uma carta de amor à menina bonita da turma (Akane). Típicamente não consegue, mas recebe o certificado de tocador de taiko. Excelente!
Trainsurfer (
Surfista de comboio) são dois episódios hilariantes, do que pressuponho seja uma série para a MTV Japan (tinham nº de episódio - 69 e 88), de uma espécie de anti-heróis que surfam, literalmente, em cima dos tejadilhos dos comboios citadinos. A fazer download se possível!
Catwalk (
Passarela) é um filmezinho muito engraçado que nos mostra uma miúda que anda em cima de um muro préviamente ocupado por um gato. Muito bonitinho.
Mobile Suit Gundam MS Igloo é uma publicidade a um produto subsidiário da muito conhecida série de anime
Mobile Suit Gundam. Confesso que percebo pouco de
Gundam e não percebi exactamente do que se tratava, talvez um jogo para consola ou computador. O 3D era do estilo realista, como nos jogos de computador ou no filme
Final Fantasy.
Afra: Dance (
Dança) é um videoclip do grupo
Afra muito psicadélico que foi buscar os efeitos de vídeo muito usados nos anos 80 (Baboushka de Kate Bush, por exemplo) e os transpôs para um 3D colorido. A música do grupo é muito vocal. Interessante.
3-Men (
3-Homens) é mais um clip em 3D que usa as cores primárias para a caracterização das personagens.
Loop Pool (
Piscina em Loop) é uma representação da cadeia alimentar num 3D muito bonito e bem conseguido cujo final tem um
twist engraçado.
Tope con Giro é um clip onde salarymen saltam em camas elásticas criando ritmos de samplig acumulativos. Irónico.
Afra: Digital Breath (
Respiração digital) é um clip do mesmo grupo (músico?) Afra mas que desta vez o resultado é bem mais interessante. Partindo da música, que são vocalizações quase suspiradas, vai se criando um universo 3D em redor do músico. Gostei imenso (da música e do clip).
YKK AP Evolution (
Evolução YKK AP) uma publicidade para a firma de construcção YKK AP que combina de forma espectacular imagem real com formas escultóricas em 3D que pairam no ar. Excelente!
TV Zamurai é mais um clip que usa os ritmos de um DJ sobre os pratos de disco para criar texturas e ambientes.
Life no Color (
Cor da vida) mostra um universo num futuro próximo em que, por baixo de viadutos circulam adolescentes, de escola em escola, em cadeiras tipo teleférico de esqui. A paisagem é de um urbanismo Nova Iorquino com pátios, grafittis e redes de galinheiro. No meio disto tudo percebemos o fragmento de uma história da relação entre um rapaz e uma rapariga que apenas se conhecem de se cruzar nas cadeiras/teleférico.
Nitro Microphone Underground é mais um videoclip. É mais uma prova de que os japoneses são definitivamente bons no hip-hop!
Moment of Love (
Momento de amor) diversas formas num 3D muito geométrico, carros, edifícios, helicópteros, etc. são desmontadas ao ritmo da música. Um excelente uso do 3D no seu melhor.
Ex-fat Girl (
Rapariga ex-gorda) é uma sátira aos videos de exercício físico onde a rapariga ex-gorda nos mostra, à frente de uma turma de poodles barbeados, vários métodos para sermos como ela. Um vídeo surrealista e muito engraçado.
Bloodthirsty Butchers: Jack Nicholson é um videoclip que me lembro de ter visto muito recentemente, acho que na
SIC-Radical, não me lembro bem onde. A música é boa e o vídeo muito bom na sua ironia à vida cinzenta do dia-a-dia.
http://www.onedotzero.com/home.phpKakurenbo (
Jogo de escondidas) não é um videoclip nem publicidade, mas sim uma curta de animação. Oito miúdos reúnem-se para jogar um sinistro jogo de escondidas chamado
O-To-Ko-Yo (uma variante da frase que os miúdos cantam quando jogam às escondidas:
Mou ii yo! Mada da yo!). A zona onde o jogo se passa é uma variante em altura de arquitectura tradicional japonesa com bastante iconografia das histórias de terror tradicionais e da mitologia shinto. Digamos que esta história é uma variante moderna da atmosfera dos contos tradicionais misturada com uma dose de mito urbano. O facto de nunca vermos as caras de nenhum dos miúdos (eles têm de usar máscaras de raposa para jogarem) e de se brincar no character design de cada máscara para caracterizar cada um (gostei muito dos gémeos) reforça o ambiente sinistro da história. Os oni (demónios) e, mais tarde, a resolução da história ajudam mais ainda. É um filme a ver e rever, mesmo que os outros filmes da sessão não fossem bons, só por este tinha valido a pena!
http://centralparkmedia.com/kakurenbo/main.html