19.12.05

Howl no Ugoku Shiro

Eu sou da geração que ficou a conhecer melhor o anime através de Conan, o Rapaz do Futuro, lógicamente sou fã de Hayao Miyazaki. Mas foi longo o intervalo entre o ver o Conan e a restante obra dele que, felizmente, comecei pelo melhor: Tonari no Totoro.

Então finalmente vi O Castelo andante, levei este tempo todo por diversas razões de força maior mas também porque, desde que Miyazaki ficou na moda a minha paciência começou a escassear. Isto não quer dizer que não continue a gostar dos seus filmes, muito pelo contrário, quero é vê-los no meu tempo, ao meu ritmo.

O que achei mais curioso neste filme foi a história que, se analisarmos os outros filmes de Miyazaki, faz um pequenino desvio. Feitiçarias, cenários e adereços à parte esta história é a história de um tipo solteiro, que perdeu a capacidade de conviver com as pessoas em sociedade que o que precisa é de uma mulher pragmática para tomar conta dele. É claro que Miyazaki nos enche esta simples história das típicas características do seu universo: o character design, a música mediterrânica de Jo Hisaishi, as máquinas voadoras, as paisagens de cortar a respiração, o céu muito azul, etc... mas, à parte de, para variar, a personagem feminina continuar a ser muito forte, esta é principalmente uma simples história de amor e tudo o resto está la para enfeitar. Ah, sim! O Calcifer é kawaii!!!

Por um lado é bom quando realizadores ou autores de filmes mais especiais ou diferentes aproveitam com inteligência as facilidades que o sucesso lhes traz, e sem dúvida que Miyazaki o faz muito bem, sem perder a inocência e o charme. Mas ele já fez melhor, pois acho que este filme vale quase só pela história (que nao é dele) e menos pelo equilíbrio de todas as partes que constituem um filme. O Castelo andante é um bom filme e se não tivéssemos termo de comparação com outros filmes de Miyazaki diria até que é um excelente filme, mas ele já fez muito melhor e, assim o espero, voltará a fazer pois a sofisticação e as facilidades que a tecnologia e a fama lhe trazem só ajudam.

http://www.howl-movie.com/ [JP]
http://disney.go.com/disneypictures/castle/ [EN]

1 comentário:

Anónimo disse...

Não acho que seja dos melhores trabalhos dele, mas não deixa de ter a sua marca e o "ambiente" dos seus filme...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...